A Inteligência Emocional na gestão é extremamente importante para o andamento de um negócio. Nesse artigo vamos entender como a inteligência emocional age nos negócios. Sabemos que um bom gestor deve ter diversas competências: Visão, técnicas de negociação e ser um líder. Saber lidar com a pressão é essencial para todo mundo que tem ou quer ter um negócio, afinal, qualquer desequilíbrio pode colocar todo o negócio em risco.
A importância
Pouco se fala em inteligência emocional na gestão. Muitos gestores acabam desistindo de seus sonhos, projetos em momentos de pressão. É preciso compreender as suas emoções para um negócio consistente e de sucesso.
Mas o que é inteligência emocional?
A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. Ao longo desse texto você vai aprender a identificar e algumas dicas para lidar com as situações impostas.
Você pode entender melhor o contexto por trás no artigo Entendendo a Inteligência Emocional.
Entretanto, o gestor se encontra boa parte do tempo aprimorando conhecimentos técnicos, executando pesquisas de mercado, buscando inovação e coisas que retorno a curto-médio prazo. Gerenciar um negócio não é fácil. A inteligência emocional para gestores pode ajuda-los no processo, buscando sempre entender suas emoções e usa-las a seu favor.
Gerenciamento de crise
Em um momento de crise, seja ela financeira ou interna o gestor deve estar no controrle da situação, demonstrar confiança a seus colaboradores e negociar com fornecedores, patrocinadores e clientes de forma eficiente. Se o gestor não sabe lidar com a crise, dificilmente irá reverter a situação para o melhor da empresa.
O mercado não perdoa!
O mundo dos negócios enfrente um nível alto de pressão, competitividade e mudanças em curtos períodos. Quantos amigos ou pessoas que você conhece já deixaram de fazer parte do mercado?
Esse universo, somando com a responsabilidade de gerir bons relacionamentos no ambiente de trabalho, gerar empatia, ser autoridade e referência no seu mercado torna necessário o devido desenvolvimento e compreensão das emoções.
Pessoas que dominam suas emoções e sabem empregá-las e adapta-las conforme necessário se destacam na multidão.
Porém, podemos dizer que a inteligência emocional é, atualmente, um grande diferencial para os gestores consistentes.
Dessa forma, essa característica é necessária para disseminar pelos colaboradores, mantendo a equipe em sinergia, respeitando seus limites, desenvolver seu lado emocional pode ajudar e muito o resultado da sua empresa.
Tudo isso é importante, pois caso a liderança não tenha inteligência emocional madura, é provável que o time fique desmotivado ou que esse mesmo gestor não trate as pessoas como deveria, causando insatisfação nos clientes internos e externos e, consequentemente, colocando os resultados em risco.
Como começar a desenvolver sua inteligência emocional?
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O primeiro e provavelmente o passo mais importante é reconhecer a necessidade. Caso queira saber um pouco mais sobre a inteligência emocional você pode baixar gratuitamente o nosso ebook “O que é a inteligência emocional”.

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